Como a Matriz RAB pode ajudar a sua ONG?

Como A Matriz Rab Pode Ajudar A Sua Ong - Quero montar uma empresa

A matriz RAB é essencial para uma gestão efetiva dos projetos em sua ONG

Mantenha a sua Organização não Governamental com uma gestão de excelência, com a aplicação da metodologia de Matriz RAB

As organizações costumam ter muitas demandas, e a grande quantidade de processos que as suportam pode acabar sendo mal gerenciada e analisada, se não receberem a devida atenção da equipe.

Para melhorar a qualidade desses processos, podemos contar com algumas ferramentas que auxiliam no processo de definição de prioridades e resolução dos problemas que vão surgindo ao longo do seu desenvolvimento.

Neste artigo, falaremos um pouco sobre a Matriz RAB, grande aliada tanto dos gestores de Organizações Não Governamentais, quanto das equipes de gestão da qualidade.

O que é RAB

A matriz RAB é uma metodologia simples, que visa ajudar a definir a RAPIDEZ para chegar a uma determinada solução do problema, a AUTONOMIA para a área resolvedora, e conhecer quais são os BENEFÍCIOS que essa solução trará.

O nome, inclusive, vem dos termos acima destacados:

  • Rapidez;
  • Autonomia;
  • Benefícios.

Quais os aspectos para se analisar na Matriz RAB?

  • Gravidade: É necessário avaliar a gravidade do problema e como ele afeta a organização e as pessoas no curto e no longo prazo.
  • Urgência: De acordo com a gravidade, é aqui que analisamos quanto tempo o problema precisa ser resolvido para não se agravar.
  • Tendência: É o potencial que o problema tem para crescer e se agravar, prejudicando processos.

A matriz RAB é apenas um dos possíveis aspectos que podem ser utilizados neste tipo de análise. Além disso, fatores como Velocidade, Autonomia e Benefício (Matriz RAB), também podem ser usados ​​de acordo com o foco da equipe e o tipo de questões analisadas.

Como você pode usar a matriz de priorização de processos, principalmente a matriz RAB, na sua ONG?

Como aplicar a Matriz RAB?

Para começar a usar este método, você precisa reunir a equipe para o Brainstorm, que identificará as questões mais importantes a serem priorizadas pela matriz.

Após chegar a um consenso, os colaboradores devem fazer suas avaliações e listar os problemas de acordo com as pontuações e seus respectivos pesos, se houver. Siga o passo a passo abaixo para construir uma Matriz de Priorização para a sua Organização Não Governamental:

  • Construa a tabela, colocando os problemas a serem analisados ​​nas linhas;
  • Classifique os problemas para cada uma das variáveis ​​(Gravidade, Urgência e Tendência);
  • Multiplique as três pontuações e priorize os problemas com base nos resultados.
  • Dê prioridade aos problemas, analisando suas fraquezas;
  • Finalmente, elabore um plano de ação para neutralizar esses problemas!

A matriz RAB ou matriz de priorização de processos é um método simples de usar, que pode ser utilizado a qualquer momento em uma Organização Não Governamental. Pode ser adaptada às necessidades específicas de cada situação e facilmente integrada com outras ferramentas de gestão da qualidade.

É importante estar atento ao desenvolvimento de cada etapa, para que haja resultados realmente positivos na melhoria dos processos. A participação e integração da equipe também são essenciais para que o método seja bastante produtivo!

Conte com quem pode te ajudar! 

Para manter o perfeito funcionamento da sua organização, um suporte contábil adequado é vital para a conformidade, recursos e prestação de contas. 

Conte conosco, em relação a aplicação da metodologia Matriz RAB, podemos te auxiliar na condução dessa metodologia e tornar os processos da sua ONG mais assertivos.

E para isso, você pode contar conosco! Basta nos contatar. 

Fonte: Gestão Terceiro Setor

Você pode gostar também

Categorias

Posts Relacionados

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Fill out this field
Fill out this field
Digite um endereço de e-mail válido.
Você precisa concordar com os termos para prosseguir

Menu
Recomendado
3 dicas para redução de custos Venha descobrir neste post…