Como funcionam o terceiro setor e a captação de recursos?

Saiba Tudo Em Relacao Ao Terceiro Setor E A Captacao De Recursos Post (1) - Quero montar uma empresa

Saiba o essencial sobre o Terceiro Setor e a captação de recursos

Saber mais sobre o terceiro setor e a captação de recursos pode te ajudar no processo organizacional

Para começar a falar sobre o terceiro setor e a captação de recursos é preciso tomar nota que a captação de recursos é a principal forma que as instituições as quais não possuem fins lucrativos têm para conseguir recursos – sendo assim, é a maneira possível que elas têm para arcar com as obrigações necessárias.

O terceiro setor e a captação de recursos possuem ligações próximas e legais, tendo, hoje em dia, várias normas e leis ligadas à transparência e à forma como essas captações precisam ser realizadas.

O terceiro setor se trata basicamente de instituições sem fins lucrativos, que geram bens e serviços de caráter público, ou seja, mesmo que não possuam obrigações relacionadas à tributação e à questão fiscal, tudo precisa ser devidamente documentado. Há, portanto, a necessidade de prestação de contas.

Abaixo abordaremos mais sobre o terceiro setor e a captação de recursos de uma forma totalmente simplificada.

Como funciona o terceiro setor e a captação de recursos?

O terceiro setor, seja ele expresso por uma ONG, uma igreja ou qualquer outra instituição sem fins lucrativos, pode utilizar de formas simples e legais para conseguir angariar recursos financeiros. Nesse sentido, entre as principais formas de captação, temos:

  • Captação através do poder público;
  • Captação através de “vaquinhas online”;
  • Captação através de eventos beneficentes;
  • Captação através da geração de renda própria.

Adiante, traremos uma explicação de cada uma das captações – de forma bastante didática e simplificada.

Captação através do poder público

Essa é a forma mais comum de captação de recursos e se trata do repasse direto de recursos diretos através do poder público. Inclusive, essa captação de recurso está sujeita a uma regulamentação específica e estará sujeita a processos de auditoria.

Captação através de “vaquinhas online”

Essa forma de captação funciona através de “crowdfunding” – ou, como muitos conhecem, a famosa “vaquinha” -, em que várias pessoas fazem pequenas doações e esse montante total é revertido para a gestão do terceiro setor.

Captação através de eventos beneficentes

Essa forma de captação funciona de forma bastante simples, basta realizar um evento beneficente, em que toda a renda – com a venda de produtos ou o pagamento de entrada – deverá ser revertida para a gestão do terceiro setor. Uma forma alternativa bastante utilizada se trata dos bazares: os produtos vendidos têm suas rendas voltadas para os mesmos fins.

Captação através da geração de renda própria

Outra excelente forma de captação de renda se trata da geração de renda através de trabalhos realizados de forma voluntária. A instituição pode, ainda, comercializar produtos feitos ou de posse da instituição com o intuito de captação de renda.

A falta de organização pode causar sérios problemas

A falta de organização tende a ser uma pedra no sapato de muitas instituições sem fins lucrativos, pois, para manter uma instituição do terceiro setor, é preciso ter muito bem documentado todos os passos, e principalmente documentos relacionados à captação de recursos, haja vista que há um sério risco de ter que fechar as portas por não conformidade.

Conte com uma contabilidade especializada

Para solucionar o problema acima, você pode contar com uma contabilidade especializada no terceiro setor, sobretudo porque ela te ajudará em toda a questão organizacional, assim como dará todo o suporte em relação à gestão do terceiro setor e à captação de recursos.

Conte conosco!

Se você quer saber mais sobre o terceiro setor e a captação de recursos, entre em contato conosco. Somos uma contabilidade especializada no terceiro setor e podemos te ajudar em todo o necessário, justamente para que a sua instituição sem fins lucrativos esteja sempre em total conformidade com todas as normas e leis.

Entre em contato conosco por meio das informações em nosso website.

Fonte: Gestão Terceiro Setor

Você pode gostar também

Categorias

Posts Relacionados

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Fill out this field
Fill out this field
Digite um endereço de e-mail válido.
Você precisa concordar com os termos para prosseguir

Menu
Recomendado
Existem boatos por aí que dizem que não é possível…