Contabilidade
Nenhum comentário

Como montar seu negócio próprio de prestação de serviços!

Prestação De Serviços - Blog - Squipp Consultoria e Assessoria Contábil

O empreendedorismo no Brasil vem crescendo cada dia mais, e esta é uma forma que os empreendedores têm utilizado para conseguirem mais capital.

Qualquer pessoa que tenha alguma especialidade e conhecimento em um determinado tipo de serviço, pode montar uma empresa de prestação serviços.

A vantagem desse tipo de negócio é a possibilidade de exercer uma função onde o empreendedor tem maior liberdade e autonomia, seja na escolha dos clientes com os quais deseja trabalhar, ou gerenciando também as suas habilidades e podendo ganhar mais pelas negociações feitas.

Um prestador de serviços não necessariamente precisa ter um diploma, basta que possua experiência em algum setor, além de talento e algumas habilidades que agreguem valor ao trabalho.

Para quem está tomando a decisão de abrir uma empresa de prestação serviço, uma dica muito válida é conhecer bem aquilo com que se vai trabalhar, sabendo valorizar o próprio empreendimento.

Então, o que será preciso para montar uma empresa prestadora de serviço?

Importante considerar o tipo de negócio que você quer trabalhar de acordo com as suas habilidades. Dessa forma o risco da empresa dar errado é muito menor, pois você unirá talento, desejo pessoal de empreender e a mais alta performance, resultando assim numa prestação de serviços da mais alta qualidade. Isso representa satisfação total dos clientes e novos contratos garantidos.

Por isso é importante planejar uma maneira de conseguir atuar profissionalmente de maneira estratégica, utilizando diversas ferramentas que possam estimular o desenvolvimento do seu negócio, seja por meio de um bom cronograma financeiro, seja através de uma boa contabilidade e também pelas estratégias de marketing, através de divulgações online ou impressas.

Tipos de prestação de serviços

Existem diversas formas de empreender com uma empresa de prestação de serviço. Por exemplo, a prestação de serviço sazonal envolve o ganho de renda durante apena determinado período, ou estações do ano.

Estão relacionadas a esse tipo de serviço, as obrigações como:

  • Cursos de férias.
  • Serviços de babá.
  • Entre outros.

O perfil desse tipo de empreendedor se encaixa naquele em que o profissional se dedica a trabalhar somente em determinados momentos, podendo intercalar com outros tipos de negócios.

Outros tipos de serviços podem ser feitos, exemplo:

  • Cuidar de pessoas idosas.
  • Levar cães para passear.
  • Dar aulas de piano.
  • Serviços de limpeza.
  • Aulas particulares.
  • Personal Trainer
  • Serviços de bem-estar.
  • Entre outros.

Não basta apenas possuir a vontade e a tomar a decisão de abrir e montar uma empresa de prestação de serviço, é preciso saber quanto destinará para o capital social para investimento, até a parte de despesas que devem ser consideradas com funcionários, aluguéis, produtos, máquinas, telefone, marketing, entre outros.

O que deve ser levado em consideração ao montar uma empresa de prestação de serviços?

O enquadramento tributário deve ser consultado com um contador, pois dependendo do tipo de serviço e empresa, além da localização municipal, os valores podem mudar.

Ainda há a chance de poder ser uma empresa de serviços e vender produtos, sendo denominada como empresa mista, nesse caso, também há outros tributos.

Por isso, mesmo que você tenha um perfil completamente empreendedor, mesmo que você esteja altamente motivado a começar o seu negócio próprio e possua capital necessário para esse investimento, é importantíssimo que você consulte um contador para ter ciência de todas as tributações e responsabilidades, além dos direitos que lhe cabem como empresário.

Essa medida é uma forma não só de você poder gerir bem seu negócio, atuando de maneira assertiva tanto no campo de habilidades, como de gestão, e bem como na condição de manter um controle de entradas e saídas do seu empreendimento, podendo saber inclusive quais os melhores períodos para crescer e expandir, e quais os momentos em que será necessário conter os gastos, sem que haja maiores surpresas.

Se quiser saber mais sobre estes e outros assuntos a respeito do mundo corporativo, deixe seus comentários abaixo. Queremos muito interagir com vocês.

Até a próxima!

Você pode gostar também

Categorias

Menu
Recomendado
A contabilidade à primeira vista, pode parecer algo não tão…