Lei Geral de Proteção de Dados – como impacta ONGs?

Entenda Como A Lgpd Impacta A Sua Ong Post (1) - Quero montar uma empresa

Entenda como a Lei Geral de Proteção de Dados impacta no funcionamento da sua organização!

Saiba como manter os dado da sua ONG seguros, entendendo o funcionamento da LGPD no terceiro setor

A criação dos computadores, internet e o constante avanço tecnológico que estamos vivendo têm proporcionado mudanças muito significativas e benéficas para a sociedade, incluindo o terceiro setor. 

Entretanto, juntamente com os benefícios, surgem novos desafios, afinal, o armazenamento e circulação de dados tornou-se muito mais simples, porém, mais perigosa devido ao risco de invasões de dados e outras questões como esta. 

Neste cenário, a Lei Geral de Proteção de Dados surgiu justamente para regulamentar este assunto, indicando como os dados devem ser manuseados e quais procedimentos devem ser realizados para que a proteção seja garantida. 

Sendo assim, ao longo deste conteúdo vamos falar como esta Lei impacta a sua ONG!

Lei Geral de Proteção de Dados – como funciona?

Comumente chamada apenas pela sigla “LGPD”, a Lei Geral de Proteção de Dados foi sancionada em 2018 e tem como grande finalidade regulamentar o manuseio e acesso a dados. 

Como mencionamos anteriormente, especialmente com o avanço da tecnologia, o fluxo de dados tornou-se muito maior, especialmente dados de pessoas físicas para pessoas jurídicas. 

Neste cenário, tornou-se essencial ajustes legislativos que prezam pela proteção dos dados.

Dessa forma, a Lei Geral de Proteção de Dados protege especificamente a privacidade de dados pessoais de cada indivíduo. 

Com o desenvolvimento e aplicação desta Lei, é possível facilitar a alteração de dados, por exemplo, bem como promover mais transparência e tranquilidade quanto à privacidade dos dados, especialmente pessoas físicas. 

Como a LGPD impacta ONGs

Agora que já demos um panorama geral sobre o funcionamento da Lei Geral de Proteção de Dados, vamos pensar de forma mais voltada para o terceiro setor.

Devido à campanhas de captação de recursos, dados de doadores, convênios e outros aspectos, é comum que uma ONG tenha acesso a diversos dados, tanto de fontes de captação de recursos quanto das pessoas atendidas pela organização. 

Entretanto, mesmo nesse cenário, a LGPD não possui especificidades voltadas para o terceiro setor. 

Sendo assim, é importante:

  • Entender o funcionamento da LGPD de forma geral; 
  • Prezar pela transparência do manuseio de dados; 
  • Manter os dados coletados atualizados; 
  • Cumprir com o que a Lei prevê dentro do contexto da sua organização. 

Dessa forma, torna-se possível evitar problemas que podem impactar diretamente o pleno funcionamento da sua ONG.

Se mantenha em dia com todas as obrigações da sua ONG!

Sabemos que entender estas questões e ao mesmo tempo manter o funcionamento da sua organização impecável é um grande desafio, afinal, são muitas atividades a serem realizadas. 

Além disso, mais do que a LGPD, é preciso também prezar pelas demais obrigações da sua ONG para que ela funcione de forma regular e consiga realizar a causa social para o maior número de pessoas possível. 

Para isso, ter o suporte de especialistas que podem te auxiliar a manter tudo em dia é crucial, e você pode contar conosco! 

Somos uma contabilidade especializada em atender o terceiro setor, portanto, nossa equipe está apenas aguardando o seu contato para te atender da forma mais adequada. Basta entrar em contato conosco pelo ícone do WhatsApp.

Fonte: Gestão Terceiro Setor

Se você precisa de serviço relacionado ao artigo ou necessita de maiores informações sobre o assunto, conte conosco, da Squipp Assessoria e Consultoria Contábil.

Contamos com vasta experiência prestando serviços nas áreas: contábil, fiscal, trabalhista, legal e de consultoria empresarial para diversos ramos empresariais.

Entre em contato conosco utilizando as informações disponibilizadas em nosso website, caso você prefira, você pode utilizar a ferramenta de chat do WhatsApp, ela fica localizada no canto inferior esquerdo.

Sendo assim, basta nos chamar! Esperamos por você!

PRESSIONE AQUI AGORA MESMO E FALE JÁ CONOSCO PARA MAIS INFORMAÇÕES!

Você pode gostar também

Categorias

Posts Relacionados

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Fill out this field
Fill out this field
Digite um endereço de e-mail válido.
Você precisa concordar com os termos para prosseguir

Menu
Recomendado
Descubra todo o diferencial de uma contabilidade especializada em ONGs…