Montar ONG em São Paulo e na Grande São Paulo – guia completo

Confira Agora Um Guia De Sucesso Para Abrir Sua Ong Com Exito Blog (1) - Notícias e Artigos Contábeis em São Paulo | Squipp

Confira agora um guia completo para montar ONG em São Paulo e na Grande São Paulo com êxito

Conhecer os processos envolvidos na abertura de uma ONG é fundamental para ter sucesso

Montar ONG em São Paulo e na Grande São Paulo certamente é um ótimo investimento para quem deseja se unir e ajudar quem mais precisa de apoio em nossa sociedade.

É possível auxiliar as pessoas nos âmbitos de:

  • Educação;
  • Cultura;
  • Esporte;
  • Alimentação; entre outros.

Sendo assim, podemos dizer que as ONGs são grandes responsáveis pela manutenção e pela sobrevivência de muitos cidadãos.

Então, se o seu objetivo é desempenhar esse papel de extrema importância, mesmo sabendo que não haverá divisão de lucros entre sócios, você certamente tem um bom coração.

Entretanto, apenas isso não é o suficiente para colocar seus objetivos em prática e para, finalmente, montar ONG em São Paulo e na Grande São Paulo…

Pensando nisso, elaboramos um artigo mais que especial com um guia completo e de sucesso que pode te auxiliar nesse processo tão importante.

Então, se você deseja dar o passo inicial nesse projeto, continue conosco até o final deste texto e confira o passo a passo que preparamos especialmente para você.

Tenha uma excelente leitura!

Como montar ONG em São Paulo e Grande São Paulo?

Muitos indivíduos têm o sonho de iniciar uma instituição de terceiro setor e, assim, ajudar quem mais precisa – ainda mais quando falamos de São Paulo e da Grande São Paulo; apesar de todo o seu tamanho e das oportunidades, ainda sofrem com desigualdade…

Porém, como diz o ditado, querer não é poder, sendo assim a nossa função é lhe passar as informações necessárias para que você coloque essa iniciativa em prática.

Portanto, se você ainda não sabe o que é preciso para montar ONG em São Paulo e na Grande São Paulo, confira os passos a seguir:

  • Reúna uma equipe com pelo menos 6 pessoas para constituir a diretoria e os conselhos necessários: aqui você pode selecionar pessoas de acordo com a sua qualificação ou com interesses em comum que colaborarão para o surgimento e para a manutenção de sua nova ONG;
  • Elabore o Estatuto com a presença de um advogado: você poderá usar um dos modelos disponibilizados na internet, mas é muito importante que conte com a presença desse profissional para garantir que todos os pontos estejam de acordo com a legislação;
  • Assine a ata da assembleia de fundação: para que seja feita a constituição de uma ONG, é preciso convocar uma assembleia de fundação. A divulgação dela pode ser feita em jornais e em demais portais de comunicação, desde que publicada com 10 dias de antecedência em relação à data de realização;
  • Crie o regimento interno da ONG: nele devem estar presentes as regras de funcionamento, os direitos de cada participante e as funções a serem desempenhadas por cada responsável de diretoria e de comissões;
  • Inscreva-se na Receita Federal para obtenção do CNPJ: o Cadastro Nacional da Pessoa jurídica funciona como uma certidão de nascimento que comprova a existência de sua instituição de terceiro setor;
  • Realize os seguintes registros: no INSS, CEF para FGTS, na Prefeitura e na Secretaria da Receita Estadual para obter a Inscrição Estadual;
  • Registre seus funcionários: caso você contrate funcionários para a equipe da sua ONG, registre-os junto à Delegacia Regional do Trabalho.

Associação X Fundação

Após conhecer os passos acima, com certeza o processo de montar ONG em São Paulo e na Grande São Paulo se tornou muito mais fácil, não é mesmo?

Mas a grande verdade que poucas pessoas conhecem é que existem dois tipos de ONGs – e essa variação pode tornar o guia acima um pouco diferente…

Começando pela associação, que nada mais é que um grupo organizado de pessoas que têm como objetivo ajudar a sociedade nos âmbitos:

  • Cultural; 
  • Esportivo;
  • Político; entre outros.

Já as associações têm como principal foco ajudar especialmente as pessoas por meio de patrimônios e dos demais sustentos em diferentes causas.

Nesse caso, elas são administradas pelos Conselhos de Curadores e Fiscal e, claro, por uma diretoria.

E também vale mencionar que as assessorias podem atuar nas áreas:

  • Cultural;
  • Religiosa; 
  • Moral;
  • Assistencial.

Você consegue passar por todos esses processos?

Tendo em vista as especificações mencionadas acima, fica claro que montar ONG em São Paulo e na Grande São Paulo, mesmo com as dicas passadas, ainda assim pode apresentar alguns empecilhos para iniciantes.

Ainda mais se pensarmos que qualquer erro pode custar muito caro para sua instituição, afinal atuar fora da legislação pode garantir sérios problemas.

Nesse viés, se pretende abrir uma associação ou uma fundação ao montar ONG em São Paulo e na Grande São Paulo, é muito importante que domine cada um dos passos e que saiba como passar por eles de forma efetiva.

Uma contabilidade pode te ajudar a montar ONG em São Paulo e na Grande São Paulo!

Entendemos que o guia acima pode dar um empurrãozinho, mas apenas com ele é praticamente impossível garantir a assertividade de que você precisa…

Portanto, vamos à última dica do nosso guia para montar ONG em São Paulo e na Grande São Paulo: tenha ao seu lado uma contabilidade especializada.

Falamos isso porque esses profissionais têm a capacitação necessária para lidar com todas as burocracias mencionadas acima da forma mais efetiva possível.

Sendo assim, você poderá montar ONGs em São Paulo e na Grande São Paulo da forma mais prática, rápida e eficiente possível para ajudar quem mais precisa.

Nessa perspectiva, não hesite em ter ao seu lado uma contabilidade focada na sua área de atuação para tornar as suas ações muito mais seguras e precisas.

Conte com o suporte da Squipp Consultoria e Assessoria Contábil!

E é claro que, se você deseja contar com o suporte de uma contabilidade totalmente focada na sua área de atuação, pode fechar negócio com a Squipp Consultoria e Assessoria Contábil!

Isso porque a nossa contabilidade oferece um serviço exclusivo para instituições de terceiro setor e, portanto, nossa equipe altamente qualificada está mais que preparada para entender e para atender às suas reais necessidades com efetividade.

Mas pode ficar tranquilo, pois esse auxílio não é válido apenas para o funcionamento da sua ONG, afinal também podemos te ajudar no processo de abertura.

Então não perca mais tempo e entre em contato conosco agora mesmo pelos meios de comunicação disponibilizados em nosso website.

Primeiro, você pode clicar no ícone do WhatsApp localizado no canto inferior esquerdo da sua tela e iniciar uma conversa com os nossos especialistas agora mesmo.

Além disso, você pode clicar na área de contato e falar conosco ao preencher o formulário preparado exclusivamente para você com os seus dados e com a sua mensagem.

Ao completá-lo e enviá-lo, um de nossos profissionais entrará em contato com você assim que possível para tirar quaisquer dúvidas que ainda permaneçam.

E então, o que você está esperando para fazer parte do time da Squipp e, assim, montar ONG em São Paulo e na Grande São Paulo?

Estamos apenas te aguardando para te ajudar nessa tarefa muito importante!

QUERO AJUDA PARA MONTAR MINHA ONG

Se você precisa de serviço relacionado ao artigo ou necessita de maiores informações sobre o assunto, conte conosco, da Squipp Assessoria e Consultoria Contábil.

Contamos com vasta experiência prestando serviços nas áreas: contábil, fiscal, trabalhista, legal e de consultoria empresarial para diversos ramos empresariais.

Entre em contato conosco utilizando as informações disponibilizadas em nosso website, caso você prefira, você pode utilizar a ferramenta de chat do WhatsApp, ela fica localizada no canto inferior esquerdo.

Sendo assim, basta nos chamar! Esperamos por você!

PRESSIONE AQUI AGORA MESMO E FALE JÁ CONOSCO PARA MAIS INFORMAÇÕES!

Você pode gostar também

Categorias

Posts Relacionados

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Fill out this field
Fill out this field
Digite um endereço de e-mail válido.
Você precisa concordar com os termos para prosseguir

Menu
Recomendado
Dê início ao seu negócio da forma adequada, entendendo como…