Entenda O Papel Do Terceiro Setor Nas Políticas Públicas!

Entenda O Papel Do Terceiro Setor Nas Políticas Públicas!

Entenda O Que São Políticas Públicas E Porque O Terceiro Setor Tem Papel Fundamental No Desenvolvimento Social Do Brasil! 

Já se deu conta de que cada vez mais o Estado tem se mostrado ineficiente para desenvolver as soluções no que diz respeito às necessidades mais básicas da população? 

Apesar da existência de políticas públicas que tem como objetivo garantir direitos de cidadania, o terceiro setor tem sido cada vez mais necessário e está se tornado parte integrante das ações governamentais. 

Portanto, hoje, resolvemos escrever este artigo para que você consiga compreender o que são políticas públicas, bem como para que entenda o papel do terceiro setor em relação às políticas públicas e à manutenção das necessidades sociais. 

Sendo assim, fique conosco até o final deste artigo e saiba um dos principais motivos para que o terceiro setor esteja tomando obrigações para si. 

O Que São Políticas Públicas?

Em aspectos gerais, podemos dizer que as políticas públicas são todas as medidas desenvolvidas pelas diferentes esferas do governo (municipal, estadual e federal) para a garantia de direitos previstos constitucionalmente em relação à cidadania de grupos e segmentos sociais, bem como étnicos, culturais e econômicos.

Sendo assim, podemos dizer que toda medida tomada em prol do benefício popular tem como denominação “política pública”. 

Para tanto, podemos utilizar como exemplo a medida tomada pelo Estado de São Paulo em relação à Mesa-redonda na Esalq que debateu, em 2 e 3 de fevereiro, as  políticas públicas para mulheres, tendo como foco principal o trabalho de atendimento e proteção à mulher. 

Dessa maneira, torna-se possível compreender que as políticas públicas tem por objetivo principal fazer com que todos os setores sociais sejam atendidos, apesar de ainda vivermos subordinados à medidas que apresentam pouca transparência e quase nenhuma eficácia e, é neste momento que se inicia o papel do terceiro setor. 

O Papel Do Terceiro Setor Nas Políticas Públicas

Em aspectos gerais, podemos dizer que, infelizmente, o terceiro setor é enxergado por grande parte da sociedade como sendo um “braço governamental” que procura remediar o constante descuido com grupos desfavorecidos e, por diversas vezes, bestializados em relação aos demais. 

Contudo, não conseguem compreender que, na realidade, tais medidas tomadas pelo terceiro setor não deveriam ser obrigadas a se destacar em relação às políticas públicas, uma vez que o papel de manter as garantias de cidadania deveriam vir por parte da esferas criadas para tal. 

Sendo assim, em relação às políticas públicas, torna-se possível destacar que o terceiro setor vem, nos mais diversos momentos, complementando e até mesmo substituindo a atuação das esferas governamentais em diversos segmentos sociais, como é o caso da cultura, saúde, meio ambiente e outros. 

Destarte, as sociedades civis em virtude da população têm apresentado grande desenvolvimento nos últimos anos, e tende a crescer cada vez mais em polos onde se mostra como a única saída para resolver problemas latentes. 

E então, o que achou das informações do artigo de hoje? Lembre-se de compartilhar essas informações nas suas redes sociais e deixar o seu comentário logo abaixo! 

Sua opinião é importante para nós.

Fonte: Gestão Terceiro Setor

Você pode gostar também

Categorias

Menu
Recomendado
Leia nosso artigo a seguir, para que desse modo, você…